Lançado oficialmente em julho de 2015, o Windows 10 é atualmente o principal sistema operacional para estações de trabalho, sejam notebook ou computadores de mesa, tendo recentemente ultrapassado um de seus antecessores, o famoso Windows 7, como o principal SO do mercado.
Pensando na visão do consumidor final, o sistema apresentar um misto entre a moderna interface do Windows 8.x com a familiaridade de usabilidade, em especial do menu iniciar, das versões mais antigas, junto com recursos modernos, como um novo navegador integrado e a adição de uma inteligência artificial ao sistema de buscas chamada Cortana.
Para os administradores de sistema, uma das principais mudanças está no ciclo de vida das atualizações, com alterações em todo o ciclo, desde a saída do pacote da Microsoft até a implementação nos dispositivos.
Desenvolvimento
No final de 2013, foi divulgado na mídia que a Microsoft estaria trabalhando em uma nova versão do Windows, tendo como uma das metas centrais, um novo sistema que unificasse suas plataformas e fosse mesmo em todos os dispositivos, do videogame ao celular.
Durante o ano de 2014, diversos recursos foram revelados, até a apresentação oficial no final de setembro com a oficialização do nome “Windows 10”. Em outubro, uma versão previa publica foi disponibilizada, junto a criação de um novo programa de teste voluntario, que permanece até as versões atuais, com o nome de “Windows Insider”, onde é possível utilizar versões que ainda não foram oficialmente lançadas.
Em julho de 2015, o sistema foi oficialmente lançado.
Edições
O sistema foi lançado, considerando o cenário brasileiro para esse artigo, em dois grupos principais, com subdivisões, um focado em empresas e um em usuários finais. A versão PRO, representa um meio termo entre os dois.
Para um usuário comum, que utiliza o equipamento para fazer trabalhos escolares, usar a internet ou jogar, as edições Home são as indicadas. Para clientes corporativos, o recomendado é utilizar a versão Pro ou superiores, já que ao contrário da Home, estas possuem recursos para facilitar o gerenciamento do sistema e suporte para virtualização.
Fora essas, existem edições para estudantes, que recebem o nome Education. Estás são disponibilizadas pelas instituições de ensino com parceria com a Microsoft e são variações da PRO e Enterprise.
Os computadores que já vem de fabrica com o Windows, as de parceiros com licenciamento OEM(grandes empresas como Dell e Lenovo), utilizam edições para usuários comuns, normalmente os mais baratos vem com a versão Home Single Language (que tem os mesmos recursos da Home, mas não permite a troca de idioma sem reinstalar o sistema) e os de linhas mais premium ou corporativas, a versão PRO. As corporativas são obtidas unicamente por contrato junto a Microsoft.
Universal Windows Platform
Para este tópico, debateremos o conceito da plataforma universal que veio junto com o Windows 10. Assim como pensado em seu desenvolvimento, uma das novidades é o seu papel como sistema central da Microsoft, para todas as suas experiências disponíveis, o que na época, representava principalmente o sistema para computadores, a versão para celulares e o videogame chamado Xbox.
A ideia da UWP, sigla para Universal Windows Platform, era facilitar o processo de desenvolvimento e também a experiência do usuário, ao fazer um mesmo sistema rodar em todos os dispositivos, isso representaria para o primeiro grupo, um mesmo ambiente para suas aplicações, junto com um publico alvo maior, já que uma aplicação poderia rodar em múltiplas plataformas, e para os usuários, um uso simplificado, com os sistemas sendo, na medida do possível, iguais.
Nos últimos anos, uma integração maior com o sistema do Xbox contribuiu para melhorar a portabilidade dos jogos entre o videogame e os computadores, em especial com os jogos incluídos na linha “Xbox Play Anywhere”, que com uma única compra, ficam disponíveis nas duas plataformas.
Windows como serviço (WaaS)
Pensando no crescente contexto da computação em nuvem, em especial na metade da década de 2010, a Microsoft trouxe para o sistema operacional, algumas ideias para simplificar o processo do gerenciamento e manutenção do sistema.
O conceito de disponibilizar o sistema como um serviço, busca simplificar em especial o processo de atualização do Windows, evitando um problema comum nas versões antigas, que era uma fragmentação devido a falta da instalação de pacotes importantes.
Junto a ele, criou-se um sistema de entrega de atualizações em ciclos, indo desde as versões de testes até as para sistemas de uso crítico.
Ciclos de atualização
No lançamento, existiam vários canais de atualizações, partindo da versão mais recente disponível, em que não existia suporte formal e eram esperados muitos erros, até uma versão consolidada com anos de suporte. Para explicar esses ciclos, precisamos inicialmente dividi-los entre dois grandes grupos, os do programa Insider e os das versões oficiais.
O programa Insider foi criado para permitir que a Microsoft testasse o sistema antes de lançá-lo oficialmente, e permitir que os administradores de sistema também pudessem se antecipar ao lançamento de uma nova versão, criando programas internos de testes em maquinas menos críticas, para facilitar a implantação de novas versões oficiais.
Dentro das oficiais, tínhamos três canais, que tinham entre si alguns meses de espaçamento. A primeira versão oficial era destinada aos usuários finais, a segunda aos corporativos e a última a equipamentos críticos, como caixas eletrônicos.
Esses ciclos permitiam uma melhora continua do sistema, já que em cada etapa, eram colhidos feedbacks dos usuários e lançados pacotes de correção, partindo dos que podiam correr riscos até um sistema muito mais confiável na versão final.
Com o passar dos anos, esse sistema foi simplificado em três canais, o Windows Insider com as previas do sistema, o canal semestral que oferece novos recursos previamente testados no canal anterior e o canal de manutenção de longo prazo para equipamentos críticos.
Atualizações
Duas vezes por ano, o sistema recebe um grande pacote de atualização de recursos, implementando novidades no sistema, sendo algumas vezes temáticas, como a atualização para Criadores, que incluiu novas ferramentas de design e produtividade. As atualizações de correções e segurança normalmente são disponibilizadas semanalmente. Cada versão semestral, conta normalmente com dois anos de suporte, sendo necessário após isso, migrar para uma nova versão, para continuar com o suporte. As do canal de longo prazo, ou LTSB, tem 10 anos de suporte.
Curiosidades
Vários itens do sistema, em especial os nomes de versões, fazem homenagens a jogos da Microsoft. A franquia Halo, a principal da empresa, conta não só com a assistente pessoal Cortana, mas com o nome de protótipo do próprio sistema e do navegador Edge, inicialmente chamado de Projeto Spartan. A outra franquia homenageada é Minecraft, que nomeia várias edições insider, com o item redstone.
A franquia Halo também teve participação em nomes de projetos do Xbox, como na linha X, que inicialmente era chamada de Scorpion, uma referência aos tanques de guerra da UNSC.
Uma versão mais leve do sistema foi lançada, lembrando muito o sistema RT da versão do Windows 8, ela permite apenas o uso de aplicações da loja do Windows.
Para saber mais
Para saber mais do sistema, recomendo que leia as documentações disponíveis nos canais oficiais da Microsoft e assista as palestras disponíveis em seus canais do Youtube.
Como o sistema já tem anos de lançamento, existe muito material disponível por meios oficiais.
Na seção de referências, vou deixar algumas matérias que utilizei para escrever.
Referencias
https://www.zdnet.com/article/microsoft-codename-threshold-the-next-major-windows-wave-takes-shape/
https://www.theverge.com/2014/10/1/6877195/windows-10-technical-preview-download
https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/uwp/xbox-apps/
https://tecnoblog.net/154409/apps-universais-windows-smartphone-tablet-desktop/
https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/uwp/get-started/universal-application-platform-guide
https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/deployment/update/waas-overview
https://www.theverge.com/2014/4/2/5570866/cortana-windows-phone-8-1-digital-assistant