Powershell: Relatório de licenciamento do Office 365 por e-mail
Objetivo
Facilitar a geração de relatórios de licenciamento do Office 365
Como utilizar
- Faça o download do PSM1
- Abra o Powershell e importe o modulo, com o comando (segue exemplo, o caminho tem que ser o caminho do script):
- Import-Module “C:\Pasta\OfficeMailReport.psm1”
- Depois que ele estiver importado, utilize o comando:
- SendMail-OfficeReport email.destino@dominio.com.br dominio.com.br CodigoOffice
- Substituindo as informações conforme precisar.
- Dentro do script, é possível definir como padrão o domínio e o código do Office, alterando essas configurações em parâmetros. Por padrão, estão configurados os valores “Dominio” e “Empresa”.
- Ao iniciar a função, suas credenciais do Office vão ser solicitadas, utilize as credenciais de administrador e aguarde o carregamento, que pode demorar um pouco.
Como funciona
A função recebe como parâmetro três informações, o e-mail para quem vamos enviar, o domínio cadastrado o Office e o código de identificação da empresa no Office. Dentro do script, é possível alterar esses valores padrões, para não ser mais preciso informa-los e eles ficarem pré-carregados, o que é recomendado caso utilize muitas vezes esse script.
Quando iniciar, a função vai solicitar as credenciais de administrador, por padrão, ela pega as informações do usuário atual e deixa pré-carregado um e-mail com base no nome e sobrenome dele.
Caso as credenciais estejam validas, a função vai verificar a quantidade de licenças disponíveis em sua conta, verificando o numero total de licenças menos a quantidade utilizada no momento, gerando um e-mail com esse relatório.
Caso ocorra algum erro ao fazer esse procedimento, uma mensagem será retornada explicando-o.